top of page
  • Foto do escritorGEA Construtora

Investimentos Em Imóveis: Como Você Pode Proteger Seu Capital Em Momentos De Alta Inflação

Atualizado: 2 de set. de 2022

Será que os investimentos em imóveis são uma boa ideia para quem deseja se livrar das consequências da inflação? Que este investimento é o mais querido dos brasileiros é um fato, mas será que vale a pena?


Estudar essas questões antes de fazer um investimento propriamente dito é essencial para que você aplique o seu dinheiro de forma assertiva, ainda mais considerando o cenário atual do Brasil.

A alta inflação é um grande problema, mas há meios de conviver melhor com ela, basta saber fazer os seus investimentos da forma correta. Neste artigo você vai entender um pouco mais sobre as aplicações no setor imobiliário.


Por que realizar investimentos em imóveis

Primeiramente: por que fazer investimentos em imóveis? Se você vai ao mercado já saberia facilmente dizer que a inflação está cada vez pior, não é mesmo?

Alimentos estão custando até 100% a mais do que há alguns meses. Isso é algo extremamente grave e gera muitas preocupações a todos os brasileiros.

Neste cenário, o que está nas nossas mãos é investir em algum segmento que nos traga o mínimo de estabilidade.

Investimentos de alto risco podem não ser as melhores opções para esse momento, principalmente para aqueles que não são tão experientes em investimentos.

Eis que surge o questionamento sobre os investimentos em imóveis. Será que eles realmente valem a pena? Na verdade, eles são, sim, bem mais seguros do que as outras formas de investimento.


Como este investimento te protegerá da inflação

O segmento da construção civil em Itapema - SC utiliza o CUB (Custo Unitário Básico da Construção Civil), que é um índice próprio de preços globais da construção.

Através deste índice é realizado o reajuste do valor de imóveis e redefine as construções que estão à venda, bem como reajusta o parcelamento dos mesmos.

Sendo assim, quando o seu dinheiro é aplicado em imóveis ele acaba sendo atualizado automaticamente de acordo com a inflação (na grande maioria dos cenários).

Sendo assim, os investimentos em imóveis acabam sendo seguros, mesmo para tempos mais conturbados de inflação.


Escolha uma região em valorização

Isso quer dizer que qualquer escolha será um bom negócio? Obviamente que não.

Se você deseja investir em um negócio que realmente lhe dê segurança, você também precisa saber escolher o seu imóvel.

Primeiramente, avalie muito bem como está a região da habitação que pretende adquirir.

Há regiões que têm potencial de valorização muito maior do que outras, então você precisa ter essa visão.

Isso porque, nesse cenário, o imóvel irá muito além de contornar a inflação, ele lhe trará muita lucratividade. Com o passar dos anos ele valerá muito mais do que você comprou e irá além da inflação.

Há outros itens que você também precisa avaliar antes de fechar negócio, como a posição da própria construtora no mercado.

Como é o feedback dos moradores? Como são as entregas? Veja qual é o reconhecimento da empresa no mercado para saber se a opção realmente terá qualidade.

Além disso, outra dica é comprar apartamentos na planta, pois você pagará mais barato e o próprio prédio em construção irá aumentar a valorização do local. O seu lucro, no final das contas, será ainda maior.


Uma região que tem alto potencial para crescimento é Itapema, em Santa Catarina. A região tem se mostrado forte no crescimento e quem está investindo já está colhendo os frutos.

Para você ter uma dimensão, Itapema valorizou 22% apenas em 2021, sendo a cidade com maior valorização no último ano. O valor do metro quadrado subiu quase 23,5%.

Para saber mais detalhes sobre como realizar investimentos em imóveis, não deixe de entrar em contato com a GEA Construtora.


25 visualizações0 comentário
bottom of page