top of page
  • Foto do escritorGEA Construtora

5 dicas importantes na hora de investir em imóveis

O mercado imobiliário é uma das principais opções de investimento para quem busca segurança e rentabilidade a longo prazo. Entretanto, antes de investir em imóveis, é preciso ter alguns cuidados e estratégias em mente para garantir que seu investimento traga os resultados esperados. Neste artigo, vamos apresentar cinco dicas importantes para quem deseja investir em imóveis, desde a definição dos objetivos até a escolha do local e do tipo de imóvel mais adequado para o seu perfil de investidor.


Orla de Meia Praia em Itapema-SC


Defina seus objetivos


Antes de investir em uma propriedade é importante ter claro qual é seu objetivo e expectativa para o seu investimento. Quando falamos de objetivos ao comprar um imóvel, investimento sempre estará na resposta, entretanto podemos ter diferentes tipos de investimentos. A seguir, vamos dividir a compra de um imóvel nos seguintes objetivos:


Investimento para revenda:

Nesse caso, não há interesse por parte do comprador em usufruir do imóvel apenas na compra e na revenda. Sendo que para essa situação, o mais comum é adquirir um imóvel na planta, onde você tem um retorno alto sobre o valor investido ao longo da obra sem ter custos como condomínio e IPTU.


Outra opção é comprar imóveis prontos em boas oportunidades de negócio, quando é verificado que o valor anunciado não corresponde com o valor de mercado do imóvel pode-se fazer um ótimo negócio. Esse tipo de investimento é indicado para pessoas que já possuem uma boa reserva de capital e desejam proteger e aumentar o patrimônio ao longo do tempo.


Investimento para geração de renda:

Para essa modalidade, é interessante sempre verificar qual o retorno que seu imóvel irá gerar ao mês comparado ao valor total, em que muitas vezes o retorno sobre o investimento é maior em imóveis residenciais compactos ou em imóveis comerciais.


Para se certificar sobre a rentabilidade, é importante fazer uma pesquisa de mercado tanto do valor dos imóveis quanto do valor de locação dos mesmos. Esse tipo de investimento pode também caminhar juntamente ao primeiro caso, quando por exemplo o comprador adquire um imóvel na planta visando sua valorização ao longo do período de obra e posteriormente a renda gerada pelos aluguéis. A geração de renda pode ser muito interessante para quem está planejando uma aposentadoria ou quer ter uma renda passiva extra.


Moradia:

Quando o intuito é encontrar um lar o que deve ser levado em conta principalmente é o perfil da família, quantas pessoas, quais as preferências.


Hoje as casas em regiões altamente valorizadas como Itapema - Santa Catarina, estão cada vez mais escassas, tornando os apartamentos com boa área de lazer uma excelente opção. O Edifício La Joie da GEA Construtora, por exemplo, foi pensado para as famílias que possuem um pet, lá os condôminos terão acesso ao Espaço Pet, um espaço pensado para a recreação e atividades do seu Cachorro ou Gato. A compra por moradia faz sentido quando a família, seja qual for o tamanho, quiser sair do aluguel e estiver disposto a investir em um lugar para chamar de seu.


É bom lembrar que adquirir um imóvel é sempre um investimento, e em uma mudança ou eventual aumento da família, a venda do antigo imóvel deve gerar um retorno. Por isso, preste atenção na hora de adquirir um imóvel para morar.


Defina seu poder de compra


A partir da definição do objetivo da compra, pensar em quanto está disposto a desembolsar é indispensável. Esse pensamento deve seguir duas vertentes, quanto eu quero investir do meu patrimônio em um imóvel, ou seja, qual o valor de imóvel que estou buscando? E essa pergunta deve estar alinhada com o objetivo. Se o investimento for para revenda, pense em um valor que esteja sobrando para você e você não irá precisar dele imediatamente. Se o investimento for para geração de renda, é interessante que você calcule primeiro quanto de aluguel você deseja ter e a partir disso entender quanto será necessário investir. Já se o investimento for para moradia, considere que isso pode ser boa parte da sua renda já que será sua casa.


Uma segunda análise que deve ser feita é no caso de financiamento do imóvel, seja diretamente com a construtora, seja com uma instituição financeira. Nesses casos, avalie qual será o desembolso mensal para entender se você conseguirá honrar seus compromissos.


Escolha o local do seu investimento


Há quem diga que a localização do seu imóvel é disparadamente o ponto mais relevante ao se projetar sua valorização. Aqui na GEA, nós concordamos com essa afirmação e escolhemos cada terreno com muito cuidado para garantir um bom retorno aos nossos clientes.


Nem sempre as localizações mais valorizadas serão os melhores investimentos, existem os locais que se tornarão ótimos locais no futuro e por isso você irá obter ótimos retornos. Atente-se sempre aos projetos de urbanismo do local e os entornos do imóvel. Para isso, é essencial a parceria com um corretor de imóveis de sua confiança, o corretor de imóveis deve te ajudar a olhar aquilo que os outros não estão olhando, é aí que você fará ótimos negócios!


Avalie a qualidade da construção


Quando pensamos em um imóvel, seja um lote, uma casa, uma sala comercial ou um apartamento. Em todos os casos temos que nos certificar da qualidade do imóvel, pois quando pensamos em imóveis pensamos em durabilidade.


Ao comprar um lote, compreender a qualidade do solo, desníveis ou até mesmo passagens de riachos são essenciais. Já quando falamos de imóveis construídos, é extremamente importante verificar a qualidade dos materiais aplicados, dos projetos arquitetônicos e do histórico da construtora.


Por isso visitar empreendimentos antigos é uma prática muito comum entre os clientes da GEA Construtora e dão confiança ao comprar um imóvel na planta.


Escolha uma arquitetura que combine com você


Acreditamos que comprar um imóvel é também comprar uma obra de arte, desde a fachada, até a decoração das áreas comuns, cada toque de arquitetura irá valorizar seu empreendimento. E sempre vale lembrar, fuja do óbvio, um empreendimento com valor é aquele que se diferencia dos demais e que encanta por sua sofisticação e bom gosto.


Saiba qual é seu gosto e aposte em algo que te agrade e que garanta uma diferenciação na hora da revenda, lembre-se o visual é determinante na decisão de compra.


De um modo geral, investir em imóveis requer um planejamento e avaliação dos seus objetivos definidos, isso permite que você tenha certeza de que fez um bom negócio. Além disso, é importante contar com a ajuda de um corretor de imóveis de sua confiança, que pode te ajudar a entender melhor o mercado imobiliário e orientar na escolha do melhor investimento para você.


Para saber mais, entre em contato com o nosso consultor especializado que poderá te atender no Whatsapp/telefone (47) 99923-0202.

49 visualizações0 comentário
bottom of page